COMPETIÇÕES
Além da tradição de atender aos clientes há mais de 40 anos em Caxias do Sul, a Mecânica Zé Vitor tem toda uma história de envolvimento com o automobilismo, seja preparando veículos de amigos para competições, seja competindo mesmo. A participação começou na década de 70 no Rio Grande do Sul, nos Campeonatos de Arrancada, e seguiu pelas competições nos autódromos de Tarumã e Guaporé. E não parou por aí.
Entre 1987 e 1990, José Luiz Caberlon, o Zé, foi quatro vezes campeão da Stock Car Gaúcha como preparador de um Chevrolet Opala e, dessa forma, dando mais visibilidade à mecânica. O ápice da participação em corridas foi logo em 87, quando conquistou o primeiro título de campeão gaúcho da Stock com o piloto Gentil Sonaglio, o que veio a se repetir no ano seguinte, com o mesmo piloto, com o mesmo título. E nos anos de 1989 e 1990, Zé foi campeão novamente com o piloto César Matias.
Voltando ao ano de 1987, além do título do campeonato gaúcho, Zé participou da equipe que terminou na segunda posição das Mil Milhas Brasileiras, em Interlagos, com os pilotos Salvio Murilo e Ingo Hoffmann.
Avançamos para o ano de 1993, quando a Chevrolet substituiu o Opala, deixando a passagem livre para o Ômega. Um ano depois, a oficina chegou a interromper as atividades de manutenção de veículos para trabalhar exclusivamente com o automobilismo. Durante sete meses daquele 1994, Zé preparou dois carros Ômega para a Stock Car Brasil. Um deles foi vencedor com o piloto César Matias, na etapa de Guaporé. Também em 94, com o carro de Nelson Bazzo, foram campeões da Stock Car Gaúcha.
Em 1995, a mecânica voltou a atender sua clientela tradicional. Anos depois, a equipe “Zé Vitor” retornou às pistas na temporada 2011 da Copa Classic, no autódromo de Guaporé. A etapa foi dominada pelo Opala de Marcos Voges e Ramiro Tisott, que fizeram a pole position, venceram as duas baterias e conquistaram o campeonato na categoria Força Livre (FL). No ano seguinte, foram vice-campeões.
Também em 2012, a equipe participou das desafiantes 12 Horas de Tarumã (na Categoria IV), com os pilotos Marcos Voges, Paulo Ricardo Machado e Ramiro Tisott. Uma prova duríssima, onde havia máquinas como Ferrari F-430, Maserati, BMW 540, Fiat Línea e Montana V8. Mas os especialistas afirmaram que a Categoria IV talvez tenha superado as expectativas de velocidade e qualidade dos carros que se apresentaram. Nesse sentido, o Opalão foi um dos favoritos da torcida. Dos 38 carros que largaram à meia-noite de sábado, apenas 11 receberam a bandeirada final ao meio-dia de domingo. Deste total de resistentes, a equipe “Zé Vitor” ficou em 8º lugar na classificação geral e em 3º na Categoria IV.